No Brasil, anualmente, 38 milhões de silvestres são retirados da natureza. De cada dez animais traficados, apenas um sobrevive. Cerca de quatro milhões de indivíduos são comercializados no mercado informal, em diversos estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro. Desde 2014, o Santuário Silvestre Animal Care virou referência no acolhimento das vítimas apreendidas pelos órgãos governamentais e pela polícia ambiental, sendo a única instituição dessa natureza no estado.
O tráfico de animais silvestres, juntamente com o desmatamento e ocupação indiscriminada de áreas florestais, é responsável pela extinção de milhares de espécies e causa enorme desequilíbrio ambiental, com impacto não só nas florestas, mas também nas cidades e zonas rurais.
MAIS DE 38 MILHÕES DE
ANIMAIS SÃO RETIRADOS
DE SEUS HABITATS NATURAIS
POR ANO
DE CADA 10 TRAFICADOS,
APENAS 1 SOBREVIVE
E PRECISA DE ABRIGO
4 MILHÕES DE ANIMAIS
SÃO COMERCIALIZADOS
NO MERCADO INFORMAL
ESSA PRÁTICA É
RESPONSAVEL PELA
EXTINÇÃO DE MILHARES
DE ESPÉCIES SILVESTRES
Com a missão de abrigar animais silvestres vítimas de maus-tratos, o Santuário Silvestre Animal Care é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu do sonho de sua fundadora e Diretora Geral, Simone Duque.
“Sempre tive essa paixão pelos animais e já cuidava de alguns silvestres aqui no sítio quando aceitei a proposta, durante uma fiscalização do Ibama, de fundar o Santuário com recursos próprios. Hoje, o que queremos é ampliar o projeto e que mais animais possam chegar. Sabemos que a demanda é grande e que temos a responsabilidade de manter essas vidas.”
Simone Duque
Fundadora do Santuário Silvestre Animal Care
A empresária Simone Duque econtra dois macacos-pregos abandonados por um circo em um sítio, machucados pelas apresentações, apenas um sobreviveu.
Visita da equipe de fiscalização do Ibama ao sítio onde King, o macaquinho resgatado pela empresária, passou a morar com outros silvestres abandonados que eram entregues a ela por moradores da regiãou ou que apareciam nos arredores de seu terreno em busca de alimentos.
A empresária pede autorização aos órgãos competentes para o funcionamento do mantenedouro silvestre Associação de Proteção aos Animais Animal Care.
Fundação do Santuário Silvestre Animal Care.
Expansão das áreas de proteção dos macacos-prego e convênio com projeto Refauna para soltura de aves na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro.
A missão do Santuário Silvestres é cuidar da vida de indivíduos que foram resgatados de maustratos por humanos, do tráfico de animais ou da domesticação irreversível.
Trabalhamos com a perspectiva de integração dos animais ao seu ambiente natural, especialmente as aves, cujo estado de saúde permita um processo de reabilitação ex sito que resgate suas habilidades de autopreservação como autonomia para a caça ou coleta de alimentos e mobilidade.
A equipe do Santuário Silvestre Animal Care utiliza técnicas do Enriquecimento Ambiental, introduzindo à rotina dos animais atividades variadas através de objetos e brinquedos, promovendo jogos e outras formas de estímulo para que se mantenham ativos e felizes.
O enriquecimento desperta os instintos do animal em um ambiente seguro, amplo e tranquilo para que não se sintam confinados.
Alimentação variada e disponibilizada mais de uma vez ao dia também é um fator de bem-estar para o animal.
No santuário, foi construído um “parque de diversões” para que os primatas possam interagir. O espaço de lazer ocupa uma área de 20 metros por 10 metros.
Os tratadores levam cada indivíduo ou grupo para as atividades. É um momento em que se se sentem mais livres para desenvolver seus instintos naturais.
A hora da brincadeira acontece sempre antes das refeições, enquanto os recintos são higienizados. Os macacos são levados para a área de lazer, onde aguardam os tratadores terminarem a limpeza, enquanto se divertem. Depois da faxina, retornam para os recintos para comer.
Você pode ajudar de várias formas além
da doação em dinheiro. Junte-se a nós e
transforme vidas.